Café com HQ #4 – Desenhos

No episódio de hoje do Café com HQ continuamos a discussão do episódio anterior sobre processo criativo, mas dessa vez abordando os desenhos.

Acima vocês já conferem um trailer animado (!) do programa de hoje, feito pelo grande e matusalêmico Rafael Dourado, do Sapo Brothers!

Tiras citadas no Programa de hoje:

O Eremita do Iceberg: O Mário Morreu

E já que estamos falando de desenhos, veja abaixo algumas dicas de composição pelo mestre Wally Wood!

wallywood22panel1600 Café com HQ #4   Desenhos

13 ideias sobre “Café com HQ #4 – Desenhos

  1. Não sei quem aí falou do Scott Pilgrim, mas nem é tudo do mesmo tamanho…

    A treta do vetorizado contra não vetorizada ficou muito confusa hahaha

    Massa galera, continuem!

  2. Vetores são muito bons pra quem desenha no estilo do Marçal, Will, André Suporte, Carlos Ruas… Mas pra quem usa sombras, degradês, ou um estilo de desenho manual, mais rústico, é um tiro no pé! …No meu caso, embora manje bem de Corel Draw, é inviável usar linguagem vetorial. Acho que o mesmo se aplica ao Marco Oliveira, Andrício, Orlandeli e à Clara Gavilan. Com vetor ou sem vetor, depende do traço e estilo!

  3. Valeu, Marçal!
    …Outra coisa que esqueci de mencionar. Como foi discutido no programa, uma das grandes vantagens do uso de vetores é a manutenção da qualidade qndo aumentamos o tamanho. No meu caso é inviável usar linguagem vetorial e, pensando no futuro, caso eu resolva publicar num livro por exemplo, a “solução” que encontrei, foi a de fazer minhas charges e tirinhas sempre num tamanho maior do que aquele em que são publicadas. No site são pequenas, mas as originais tem 700 a 1000 pixels de largura. Caso contrário, se eu for aumentar meus desenhos no futuro, ficarão péssimos, e será inviável fazer tudo de novo. Tá aí a dica pra galera pensar.

  4. Sobre vetores eu faço o mesmo que o Will, desenho direto no flash, então já sai vetorizado. Gosto de desenhar direto no flash pq da pra consertar o traço depois de desenhado, arredondando ou deixando mais reto ou deixando tremido, enfim. Acho que vetorizado fica com um visual mais bonito pra internet também.

Gostou do episódio? Que tal comentar?